quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Poesias de Luís Vaz de Camões - "Amor é fogo que arde sem se ver"

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

                           Luís de Camões

21 comentários:

  1. O amor é assim mesmo um ferida que doi e não se sente ou seja dói mas não vemos a causa dessa dor como uma ulceração por exemplo.
    Queima mas não vemos as suas chamas, amar-se é contentar-se em ser descontente ou seja é aceitar-se.

    LUCAS GUARNIERI, N:22 1E.M."E"

    ResponderExcluir
  2. O amor e assim estranho a gente se machuca mas não sente se contenta sem se contentar mas quando a gente ama e e amado e tão bom estar ao lado de quem se ama mas as cezes as pessoas confundem amor e amizade e se machuca muito por isso temos que cuidar para não machucar ninguem e para não nos magoar.
    Aluna:Daniela 1e.m E.Eldorado

    ResponderExcluir
  3. Palavra amar ou amor, é complicado mais é assim.
    As vezes amamos pessoas que tão nem ai para nóis, mais sempre tamos ali presa nessa pessoa,não sentimos força para nada.. mais devemos ergue a cabeça e segui em frente..pois venceremos se acreditarmos..pois ñ existe principes e simj sapos..eles tem sempre uma historia mais nem sempre um final feliz.
    mais nois que tem que lutar pelo nosso amor e nossa felicidade..
    Rosicleia 1°E
    Escola eldorado

    ResponderExcluir
  4. ele esta falando sobre sua tristeza
    que sua amada deixou em seu coração.
    seu coração deixou de amar com medo
    de machucar seu coração de novo
    e ficar uma ferida em seu coração.
    nome:Bruno
    serie:1º'e'

    ResponderExcluir
  5. O amor é algo que doi,machuca,tortura e é capaz de nos destruir por dentro.Mas aos olhos de quem vê tudo parece tudo certo,outros já nâo se preocupam em demostrar seus sentimentos mais profundos.
    Somente os lohos da alma é capaz de ver e enterder o que se passa por dentro de nós mesmos.As chamas se acendem como uma fogueira quando se perto de quem o coraçao deseja estar perto
    Daiana Ferreira N6
    1 e
    ESCOLA ELDORADO

    ResponderExcluir
  6. este poema fala sobre o amor que nunca devemos machucar um coração pois você pode estar dentro dele, amar é gostar, se apaixonar e não brincar com o coração de quem te ama, se for amar alguem ame de coração pois não dor mais triste do que traiçaõ.

    aluna:Maiara 1anoE

    ResponderExcluir
  7. JOICE ALAÍNE 1°E ESCOLA ELDORADO
    O amor e sublíme e intenso nele contem o carinho o companheirismo e o mais importante o respeito quem tem sentimento sabe o que é amar ,as vezes sofremos por amor mas nada que o tempo nao resolva e um dia todos encontramos a felicidade ame quem te ama não quem te engana.

    ResponderExcluir
  8. os versos fala sobre o amor autor meio apaixonado.diz que o amor é fogo que arde sem se ver.e no segungo paragrafo. diz que, é um não querer mais que bem querer.por que pelo fala dele parece que esta muito apaixonao.
    Rosilene gomes nunes Escola Eldorado 1.E

    ResponderExcluir
  9. Ele fala da ferida que sua amada deixou em seu ,coração ele expressa o fogo que arde sem se ver porque é querer estar preso sem vontade é estar apaixonado por uma pessoa que deixou uma ferida em seu pobre coração Mas como causar pode seu favor nos corações apaixonados.
    Aluno:DANIEL
    SÉRIE:1 ANO E

    ResponderExcluir
  10. Diego da Silva 1ºE Escola Eldorado.

    O amor é assim mesmo machuca, mais ao mesmo tempo que ele machuca ele também tras coisas boas para as nossas vidas.

    ResponderExcluir
  11. Roan Rodrigo Rodrigues 1 f16 de agosto de 2011 às 16:51

    Muitas pessoas nascem, crescem e morrem sem saberem o que é o amor... Vivem na ilusão por ouvirem sempre na tv "EU TE AMO", "EU AMO VOCÊ", "AMOR, AMOR, AMOR"..
    Dai acham que essa simples palavra é tão facil de sentir, quanto é de ser dita...
    Tomem cuidado com o que vocês estão sentindo... As vezes não passa de uma simples atração!
    Amor no meu ponto de vista:ver defeitos,mas relevá-los,pois o amor se alegra com o perdão e suporta todas as coisas.O amor persevera nas piores circunstancias.O amor tem em primeiro lugar as qualidades do sentimento maravilhoso que é a amizade.Amar é ceder.É comunicar,não querer vencer discussão para ver quem fala mais alto.é saber ouvir e respeitar pontos de vistas diferentes.Não necessariamente ter que mudar os nossos.O amor faz nos querer ser pessoas melhores.quando há amor,as coisas não são resolvidas com ujm beijo,mas sim com compreensão e respeito.O amor supera a parte estética da pessoa.Ela nota sim a aparencia,mas dá importancia primaria na parte interior.O amor verdadeiro tem dificuldades.

    ResponderExcluir
  12. O amor e assim estranho a gente se machuca mas não sente se contenta sem se contentar mas quando a gente ama e e amado e tão bom estar ao lado de quem se ama mas as cezes as pessoas confundem amor e amizade e se machuca muito por isso temos que cuidar para não machucar ninguem e para não nos magoar.
    Aluno: Vinicius Requel
    Escola Estadul Eldorado
    Série: 1°ano 'F'

    ResponderExcluir
  13. O amor é um sentimento dos seres imperfeitos e aposto que a função do amor é nos tornar um pouco mais humanos para que não façamos outras pessoas sofrerem por nossa causa da nossa falta de humanismo e de companheirismo e fe falta de respeito com apessoa que nos acompanha.

    ResponderExcluir
  14. O amor e assim estranho a gente se machuca mas não sente se contenta sem se contentar mas quando a gente ama e e amado e tão bom estar ao lado de quem se ama mas as cezes as pessoas confundem amor e amizade e se machuca muito por isso temos que cuidar para não machucar ninguem e para não nos magoar...
    aluno:1f noturno

    ResponderExcluir
  15. O amor supera a parte estética da pessoa.Ela nota sim a aparencia,mas dá importancia primaria na parte interior.O amor verdadeiro tem dificuldades.

    Isaque andrade
    escola estadual eldorado
    1°f

    ResponderExcluir
  16. Amor no meu ponto de vista:ver defeitos,mas relevá-los,pois o amor se alegra com o perdão e suporta todas as coisas.O amor persevera nas piores circunstancias.O amor tem em primeiro lugar as qualidades do sentimento maravilhoso que é a amizade.Amar é ceder.É comunicar,não querer vencer discussão para ver quem fala mais alto.é saber ouvir e respeitar pontos de vistas diferentes.Não necessariamente ter que mudar os nossos.

    ResponderExcluir
  17. Lukas Rodrigo Barros

    Muito bom !!

    ResponderExcluir
  18. este poema fala sobre o amor que nunca devemos machucar um coração pois você pode estar dentro dele, amar é gostar, se apaixonar e não brincar com o coração de quem te ama, se for amar alguem ame de coração pois não dor mais triste do que traiçaõ.

    ResponderExcluir
  19. ele esta falando sobre sua tristeza
    que sua amada deixou em seu coração.
    seu coração deixou de amar com medo
    de machucar seu coração de novo
    e ficar uma ferida em seu coração
    Alisson pedroso 1ºF escola eldorado

    ResponderExcluir
  20. amor é uma dorga

    ResponderExcluir
  21. Amanda Silvia :(
    "Eu amo tudo o que foi
    Tudo o que já não é
    A dor que já me não dói
    A antiga e errônea fé
    O ontem que a dor deixou,
    O que deixou alegria
    Só porque foi, e voou
    E hoje é já outro dia."

    ResponderExcluir