quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Resumo da obra: "Memórias Póstumas de Brás Cubas" - Machado de Assis

Resumo

Obra: “Memórias Póstumas de Brás Cubas” – Machado de Assis
  Escrita após sua morte por um narrador-personagem, Brás Cubas, esta memórias póstumas... Constituem um grandioso romance, de leitura difícil mais profundamente enriquecedora. O fato de Brás Cubas colocar-se como um´defunto autor`,isto é,como alguém que conta sua vida de além-túmulo,dá-nos a impressão,de que este relato seria caracterizado pela isenção,pela imparcialidade de quem já não tem necessidade de mentir,pois deixou o mundo e todas as suas ilusões.Entretanto ,esta é uma das famosas armadilhas machadianas contra a credulidade do leitor ingênuo e romântico da sua época.
No capítulo XI do ramance - O menino é o pai do homem - Brás Cubas relata sua infância: ´´cresci naturalmente,como crescem as magnólias e os gatos``.No entanto, o próprio narrador-personagem nega tal naturalidade,numa das típicas ironias machadianas:´´Talvez os gatos são menos matreiros e, com certeza,as magnólias são menos inquietas do que eu era na minha infância``.
De acordo com a malícia que sugere a respeito de si próprio, Brás Cubas foi um menino matreiro, merecedor do apelido de ´´menino-diabo`` que lhe fora dado:maltratava os escravos,mentia,escondia os chapéus das visitas,colocava rabo de papel em pessoas graves,puxava cabelos,dava beliscões,enfim,possuía temperamento maligno,contando invariavelmente com a cumplicidade do pai,que o superprotegia,e com a fraqueza da mãe,sempre omissa em relação a ele.....
Crescendo neste contexto familiar que o favorece e justifica-lhe as traquinagens, transforma-se num adulto egocêntrico, mentiroso, cínico, entediado e petulante, atribuindo-se uma importância indevida, para assim disfarçar a sequência de fracassos a que, de fato, sua vida se reduziu.
Na juventude, envolve-se com Marcela, uma cortesã espanhola que o ama´´durante quinze meses e onze contos de réis`.O pai,assustado com os gastos do filho,manda-o á Europa para estudos aos quais pouco se dedica.Ao retornar,almeja casar-se com Virgília,num negócio também arranjado pelo pai,que pretende torna-lo deputado.Ambos os projetos falham:Brás Cubas perde a noiva e o cargo para Lobo Neves.Mais tarde,almejando ser ministro,o que consegue é o amor adúltero de Virgília e o cargo de deputado.
Nha Loló (Eulália),outra possibilidade de casamento,agora arranjada pela irmã,que morre vitimada por uma epidemia.Quincas Borba,um colega de infância que se diz filósofo,visita-o rouba-lhe o relógio e desaparece,para retornar tempos depois,enriquecido graças a uma herança.Devolve-lhe então o relógio,conta-lhe sobre o Humanitismo,teoria filosófica que inventa,e mais tarde enlouquece.
Inventar um emplastro contra a hiponcondria - a seu ver um remédio miraculoso que curaria os males da humanidade - constitui a última tentativa de Brás Cubas, o seu último projeto, sem sucesso como todos os outros. O que impede de realizá-lo é a morte, causada pela pneumonia que, ironicamente, contrai ao sair de casa, a fim de patentar o invento...

50 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Escrevi isto depois de ler: MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS, de Machado de Assis.

    E este texto tem uns 10 anos.
    Espero que vocês gostem.
    Que faça sentido quando eu já exaurido
    Aqui jaz alguém
    Que ao mundo,
    Pra onde todos vêm,
    Veio também!
    E de onde todos saem
    Sem ninguém,
    Aqui jaz alguém!
    A vida já não rimava muito
    E rimava menos ainda...
    Não acredito que o verso
    Não seja bonito!
    Não acredito em ditados
    Que eu não dito!
    A gente logo se acostuma
    A ficar sem mais uma pessoa,
    Se essa vida não é à-toa,
    Explique-me numa boa!
    Reprises nunca foram boas
    Porque não refazemos o que se aprende na escola!
    Nas edições da vida, tentações vencidas,
    Matérias corrompidas:
    "Paixões, vícios e noções",
    Ambíguas situações!...
    No fim das contas,
    Tuberculose pelas ociose!
    Aqui jaz alguém
    Que ao mundo,
    Pra onde todos vêm,
    Veio também!
    E de onde todos saem
    Sem ninguém,
    Aqui jaz alguém!
    Não acredito que o verso
    Não seja bonito!
    Não acredito em ditados
    Que eu não dito!
    O que é bom demais pra ser verdade,
    É mentira em realidade!
    Não pedimos para nascer
    E somos fadados a morrer, quem consegue entender?
    Autor:Matheus 2Ano "E"

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que ele não soube aproveitar a sua vida e depois de morto ele quer tentar inventar um livro de romances escrito por ele quando vivo para que sua amada soubesse o quanto ele a amava,neste mesmo romance ele também relata a sua infância cheias de histórias ruins que ele mesmo aprontava quando criança esse é o meu ponto de vista sobre esse romance.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo disse...eu entendi que o Brás Cubas constistuem uma gradioso romance com virgilia,e no final da historia ele morre. e que Brás Cubas foi um menino matreiro, merecedor com apelido de menino-diabo, Bras Cubas teve o seu ultimo projeto e sem sucesso como todos os outros pois ele como sempre tentava mais um de seus golpes.
    Jessica 2º ano E ensino médio noturno

    ResponderExcluir
  5. memórias póstumas de brás cubas é um romance que me fascinou muito pois alem de ser uma lição ao mal caratismo é também um lindo romance realista.
    brás cubas por ser tão sem carater era um homem que tinha o amor dentro de si, um homem de muitos amores e maiores fracassos,
    por irônia machadiana ele com um projeto tão bonitos nas mãos e tão pouca sorte...
    como tudo na vida aqui se faz ,aqui se paga ...e brás cubas pagou
    Marimar 2º E noturno

    ResponderExcluir
  6. Eu entendi que o Brás cuba ele queria mandar na vida dele porque ele era uma menino muito arteiro ele não parava quieto ele sempre estava aprontando com as pessoas e seu par 'queria que ele se tornou um grande deputado e seu pai mandou ele para o estrangeiro para ele esquecia a marcela mais ele se encantou com ela ai depois ele conheceu a Virginia ele tinha vários projeto que ñ deram certo ele morreu de pneumonia
    ALUNO BRUNO VANDERLEY
    SERIE 2E MOTURNO

    ResponderExcluir
  7. Machado de Assis alia nesse romance profundidade e sutileza, expondo muitos problemas de nossa sociedade que existem até hoje.

    ele é simplesmente fantástico...
    o cara esta morto, lá no além e resolve contar o que aconteceu com ele durante a sua vida por que lá do outro lado é meio monótono e ele precisa de algo pra fazer...
    a ironia e o pessimismo...é tudo muito bom...fantástico mesmo...


    Antonio Carlos Poloni Laitarte 2° E.M.D

    ResponderExcluir
  8. Ele foi rebelde, por isso lhe apilidaram de "menino-diabo", também não soube aproveitar sua vida, vivia de casamentos arranjados pelo pai e pela irmã todos fracassados, quando ele não quiria mais cabou dando certo, teve péssimos amigos que lhe roba e acaba enlouquecendo, no fnal morre de pneumonia e com o fracasso de todos seus projetos.
    Cristhian 2°D

    ResponderExcluir
  9. Narrado por um defunto, de forma digressiva e agressiva, o romance apresenta a vida inútil e desperdiçada do anti-herói Brás Cubas.
    Brás Cubas foi um menino matreiro, merecedor do apelido de "menino-diabo" que lhe fora dado:maltratava os escravos,mentia,escondia os chapéus das visitas,colocava rabo de papel em pessoas graves,puxava cabelos,dava beliscões,enfim,possuía temperamento maligno.
    Brás Cubas transforma-se num adulto egocêntrico, mentiroso, cínico, entediado e petulante, atribuindo-se uma importância indevida, para assim disfarçar a sequência de fracassos a que, de fato, sua vida se reduziu.

    Aluno(a):Bruna gomes 2° E.M "D" ...Noturno

    ResponderExcluir
  10. FELIPE DOS SANTOS VILHENA (SEGUNDO ANO "D" ESCOLA ESTADUAL ELDORADO)
    comentário sobre a obra de machado de assis - memórias póstumas de bras cubas
    a obra de machado de assis conta-nos a história de um homem que depois de morto relata a trajetória de sua vida este é chamado de Brás Cubas, a vida dele é meio turbulenta, tem uma infância perturbada por ser uma criança malvada que incomodava a todos que estavam por perto dele, a causa de seu comportamento agressivo e maldoso veio da criação vinda de seus pais, o pai dele superprotegia ele em tudo o que fazia e sua mãe apoiava- o em tudo e o defendia, e por causa dessa criação que teve, sua vida foi inteira cheia de frustraçôes e tristezas, nunca teve sorte no amor por ser uma pessoa arrogante, prepotente, interesseiro, sua vida foi sempre vazia sem ideal algum, nunca teve interesse pelos estudo, "acho até que ele não se interessou pelos estudos pois não precisava trabalhar nem crescer na vida, pois seus pais sempre lhe deram de tudo" ele sempre foi preguiçoso, o mais interessante dessa obra é que ele relata sua vida depois que morreu, creio que o autor ao escrever essa obra quis mostrar um pouco dele mesmo, o que ele não conseguia mostrar em gestos ás pessoas ele escreveu nessa obra, talvez por medo ou até por querer preservar o seu nome e sua reputação, a obra é muito interessante por isso aconselho a todos que leiam e viaje no mundo da imaginação e da leitura.

    ResponderExcluir
  11. Bom, nesse trecho de Bras cubas nos passa uma coisa muito importante .
    Não se pode ter ambição de nada pois na vida não se sobe com maldade e rancor com seuus aliados, ele tinha muitas coisas boas mais foi tudo por agua a baixo por ele mesmo , tinha uma familia que gostava muito e só quiria o bem e também ele conceguiu eu imagino uma linda mulher pena que na vida basta uma grande e BURRA ideia para tudo ir de agua a baixo .
    ................................

    ALUNO HANGRISLEY FERREIRA DIAS
    Nº34 SÉRIE 2ºANO TURMA D

    ResponderExcluir
  12. um grande romance alguém que conta sua vida apos a morte umo romance muito moderno
    que nos mostra no dia de hoje tem menino que é igual a Brás Cubas mas os pais não pode pasar a mão na cabeça igual a dele tem que educar coretamante etc,,
    joataN cesar 2°ano D Escola estadual Eldorado

    ResponderExcluir
  13. eu acho que essa obra nós tras uma mensagem muito legal e interessante, pois ela diz que não adianta tentar viver depois de morto como ele vez,essa é uma mensagem para que aproveitarmos de tudo que a vida tem para nos oferecer, e não deixar para tentar viver depois que morre.

    Fabio junior dos anjos 2ºE.M."D" Escola:Eldorado.

    ResponderExcluir
  14. Wagner Rquel 2°E.M "D" Escola Eldorado
    É a obra inaugural da fase realista de Machado de Assis, representando uma verdadeira revolução de idéias e formas: de idéias, porque aprofunda o desprezo pelas idealizações românticas, fazendo emergir a consciência nua do indivíduo, fraco e incoerente; de formas, pela ruptura com a linearidade da narrativa e pelo estilo "enxuto". É também obra inaugural do romance psicológico no Brasil.

    ResponderExcluir
  15. ESCOLA ELDORADO/ALUNO(A)=Deize Tatiane(SEGUNDO D)OS PAIS E A FAMILIA QUERIA COMANDA A VIDA DE BRÁS CUBA POR ELE SER UMA PESSOA INRESPONSAVEL E MUITO ATENTADO E NÂO LEVAVA A VIDA A SÉRIO,ATÉ QUE ELE SE APAIXONA POR MARCELA .POR SER UM DEPUTADO E NÃO DÁ ATENÇAO PARA MARCELA ELA COMETE O ADUTERIO ENTÃO SEU PAI O MANDA PARA O ESTRAGEIRO PARA TENTA-LO ESQUECER MARCELA ENTÃO ELE CONHECE VIRGINIA ELES PLANEJARAM MUITAS COISAS PARA SUAS VIDA MAIS ENTÃO ELE MORRE DE PNEUMONIA E O HA DEIXA
    DEIZE TATIANE N 07
    SERIE 2º D

    ResponderExcluir
  16. Esse romance conta exatamente oque acontece ultimamente, filhos tem a total proteçao dos pais quando fazem algo errado Quando adultos cntinuan a fazer coisas erradas ...Por isso que hoje em dia deve se ter educaçao para ser um ser humano bem sucedido..Educaçao eh fundamente desde outros tempos...
    Alinne Cristina Salomao
    2° ano C EM

    ResponderExcluir
  17. este texto trás para nós que devemos perceber nossos erros enquanto vivo que após a morte não vamos ter a oportunidade de concertar nossas falhas e lembrar de todas nossas trapalhadas e de reviver o amor que deixamos passar ou agradecer a cada carinho que recebemos de pessoas tão maravilhosas.
    o texto é lindo mas após nossa morte não vamos escrever e nem poder nos desculpar de nossos erros na terra.
    Dieine jaqueline Afonso 2° EM"D" Noturno

    ResponderExcluir
  18. Escola Estadual Eldorado
    Carlos Alexandre 2ºano E.M´B`
    Memórias Póstumas de Brás Cubas retrata a escravidão, as classes sociais, e o cientificismo, sátira à lei do mais forte. esse romance, Machado de Assis precedeu elementos do realismo mágico, e foi "primeira narrativa fantástica do Brasil".

    ResponderExcluir
  19. ESCOLA ESTADUAL ELDORADO
    Noturno
    Geovana Soares 2°D
    A releitura se trata como se ele ja tivese morto ele imagina que ele morreu e ele começa a pensar o que ele ja fez na sua vida e Bras Cubás então começa a escrever toda a sua história desde que ele nasceu até a sua morte.
    Esse texto na minha opinão revela o que nós fizemos de bom e de ruim imagina que você é uma pessoa de bom caráter você vai ficar feliz com o que você fez, mas imagina que você é uma pessoa 'má' você olha para traz e vê a sua vida toda destruida, as pessoas te odiando "dizendo já foi mas um " "esse ai não faz mais falta." Como você sentiria?
    Esse texto nós revela o que nós realmente é.
    e você já fez essa pergunta para si mesmo?
    Fassa, para ver se voce ja maguou muita pesoa!!!

    ResponderExcluir
  20. Esse texto relata sobre uma historia de um homem que escreveu sobre sua vida inteira desde o seu nascimento ate a morte.
    Ele se envolve com Marcela uma cortesan que o ama e teu pai se assustou com os gastos de seu filho e o manda para Europa. Ao retornar almeija se casar com Virginia e ele perde sua noiva
    No final de tudo perde sua vida para peneumonia que ironicamente contrai ao sair de casa.
    o unico moral da historia"a vida è uma flauta, toca quem tem mais folego"
    Karine Sousa dos Santos
    serie 2 ensino medio

    ResponderExcluir
  21. Escola Eldorado/Aluno=tiago dos santos (2ºAnoD) As o bras de Bras Cuba e uma historia muito narrtiva que e reflexo de uma comferencia de uma descrisoes ao que realiza um ritimo de formaçao de um progeto organizado em preferemcia de autor comtabilizado e inovado.

    ResponderExcluir
  22. Pulcina Naiani Silva 2ªFase A Escola 13 de Maio

    eu achei interessante a história desse homem o Brás Cubas porque como ele tem muitos homens que pensa e agem como ele...para mim ele não aproveitou muito a vida dele porque ele podia ter uma vida integra mais não, ele agiu como um cinico e ipócrita...e mentiroso...isso serve de exemplo para muitas pessoas...que também agem assim como ele,porque todo mundo tem que aproveitar a vida de uma maneira saudavel...constituindo familia tendo filhos e dando exemplos bons para eles e pra todo mundo que o conhece e ser feliz sendo uma pessoa totalmente integra para os pais dele e toda familia dele ter orgulho dele.

    ResponderExcluir
  23. Escola 13 de maio/2°E.M 'A
    Márcia Van Tienen

    São as memórias de um homem igual a tantos outros, o narrador está morto, ele descreve sua vida e nos dá um quadro de sua classe social e do mundo em que viveu, e nos relata com vontade de um morto caprichoso.

    ResponderExcluir
  24. APARECIDO PAZ SEGUNDA FASE A NUMERO 06 ESCOLA 13 DE MAIO
    BRA CUBA
    RELATA SUA INFANÇA
    CRESCI COMO AS MELAGONIA EOS GATOS ELE ERA UM MENINO MUITO REBELDE FICAVA BELISCANDO E ATORMENTANDO ATODOS SEU PAI MANDOU PARA ESTUDAR FORA CONHECEU VIRGILIA Q A PERDEU PARA UM DEPUTADO MAS CONTINUOU SE ADULTERANDO COM VIRGILIA AO SE ENCONTRAR ELE SEMPRE FOI PERSEVERANTE

    ResponderExcluir
  25. escola estadual13 de maio
    valdilene galdino Segunda Fase A
    bras cuba relata uma vida de romance e muito enrriquecedora alguem que conta sua vida de um defunto autor de quem nao tem necessidade de mentir ele caiu na real pois deixou o mundo e todas as suas ilusoes foi tuberculoso o menino diabo era muito arteiro fazia trapalhadas com todo mundo e nao deichava ninguem em paz.

    ResponderExcluir
  26. Cosme Alves dos Santos12 de agosto de 2011 às 17:58

    Cosme Alves dos Santos
    2º ano 2º fase A
    Brás Cubas foi um jovem que aprontou muitas coisa erradas com os empregados tendo seu pai para o acobertar e quando foi mandado para estudar na Europa ele pouco se esforsou ao voutar teve um casamento aranjado que não deu certo logo depois viveu um romanse com Vigihla que estava casada emorre tentando patenter seu invento.

    ResponderExcluir
  27. Evandro Cirineu da Silva12 de agosto de 2011 às 17:59

    Escola Estadual 13 Maio
    Aluno:Evandro Cirineu da Silva Fase B n:25
    A obra de bras cubas conta sua história de vida,e amores impossiveis como ele viviacom virgila que era casada com o seu melhor amigo.

    ResponderExcluir
  28. Marilon raimundo dos santos12 de agosto de 2011 às 17:59

    Escola Estadual 13 de maio


    Aluno =Marilon raimundo dos santos
    Curso=2ª fase A
    Memorias Bras cuba
    Essa obra nos diz respeito de uma pessoa que não consegue viver de verdade .
    Passa por muitas aventuras mas não se realiza. No amor derrotado ,então começa a escrever como se estivesse morto .
    Assim e´ a nossa vida se não realiza tudo aquilo que esta na nossa vida. Então viva como se fosse hoje o ultimo dia de sua vida asim numca vai viver morto.

    ResponderExcluir
  29. Maria alves de Oliveira12 de agosto de 2011 às 18:03

    Aluna Maria alves de OLIveira
    Curso 2ª fase A Escola 13 de maio

    Foi muito interesante onde o autor é´dado como morto onde o narrador marra a hitória de Bras Cubas é um menino dado como menino diabo por ser muito atentado colocar rabos mnnas pessoas tinha um espirito maliguino fala sobre sua infancia onde morre com pneumonia foi contraida au sair de casa patenteando o inverno.

    ResponderExcluir
  30. Escola Estadual 13 de Maio
    alaide jose da silva 2ª. fase A
    braz cuba era um pensador ele tinha um relato ele caiu na real pois deixou mundo e todos quando criança cresceu na mordomia talvez seja por isso que ele cresceu assim ... e mentia para os pais e fazia com que eles sedessem suas chantagens emocionais...por isso ele cresceu sendo uma pessoa egoista...

    ResponderExcluir
  31. Maria Madalena Esteves12 de agosto de 2011 às 18:04

    Escola Estadual 13 de Maio
    Aluna: Maria Madalena ESteves
    2ª. Fase B
    BRAS CUBA Fala sobre sua vida.Fala também do seu grande
    amor.Mas só que este amor era proibido.

    ResponderExcluir
  32. ERIANGELA DOS S. PIRES12 de agosto de 2011 às 18:04

    ERIANGELA DOS S. PIRES
    ESCOLA 13 DE MAIO
    2FASEB
    BRAs CUBA FOI PERTUBADO POR MUITOS ANOS POR VIVER CRITICONDO AS PESSOAS.E FICA LOUCO a sorte que ele se apaixona;mesmo assim ele acaba doente a vida inteira pertubado quem vive dessa forma acaba só,doente e trste.
    TENTAR nÃo se entrometer na vida das pessaos.

    ResponderExcluir
  33. Escola Estadual 13 de Maio
    Luzinete Duarte de Souza n°11
    2º fase A
    Essa obra relata uma vida inteira de ilusão,
    durante sua infancia viveu sempre perto da família sempremuita ateção ao seu grande amor
    com apoio dos pais.
    O seu primeiro romance não deu certo, ele se envolveu com muitas prostitutas, por fim, ele se apaixonou por uma mulher comprometida, e esposa de seu melhor amigo. Com quem ele teve um romance adultero, por fim, morreu sem nada constituir nessa vida.

    ResponderExcluir
  34. ROSANA REIS 2 FASE B ESCOLA ESTADUAL 13 DE MAIO EU ACHEI MUITO INTERESSANTE PORQUE NA VIDA MOSTRA QUE PODEREMOS MOSTRAR O QUANTO FICAMOS ARREPENDIDOS DE MUITAS COISAS QUE FAZEMOS OU FALAMOS SEM PENSAR BRAS CUBAS SE RELATA COMO FOI SUA VIDA TINHA UMA INFANCIA UM POUCO DESORIENTADA ELE MENTIA; O TEMPO TODO SEM SE QUER VER O QUANTO A VIDA E IMPORTANTE ELE ERA EGOISTA NAO SOB APROVEITAR A SUA INFANCIA NEM FASER AMIZADE CRESCEU VIROU UMA PESSOA ADULTA VIU QUE A VIDA NAO E´FACIL LOGO DEPOIS ELE SE ENVOLVEL COM UMA MULHER CASADA SEU ANTIGO AMOR QUE ESTAVA CASADA COM SEU MELHOR AMIGO SEU 1 E UNICO AMIGO UM AMOR PROIBIDO ELE ERA CAPAZ DE TUDO MAS NO FIM ACABOU SEM NADA

    ResponderExcluir
  35. Jaci Ferreira da Silva Martins12 de agosto de 2011 às 18:09

    jaci ferreira da silva martins 2ªfase A
    escola 13 de maio
    braz cuba era um pensador depois de morto
    relatol sua estoria quando criança cresceu com
    uma meiagonia emvolvel com marcela uma espanhola
    com seus gasto elevante seu pai mandou-o para estudar na europa.

    ResponderExcluir
  36. juliana antunes de cerqueira12 de agosto de 2011 às 18:13

    escola 13 de maio
    aluna: juliana antunes de cerqueira
    2ª fase B
    esta hitória relata sobre a vida de uma pessoa que quando criança era muito malino , mentia e seu pai o protegia e sua mãe sempre omissa não tinha nenhuma reação .
    quando ja adulto não conseguia fazer com que seus planos fossem colocados em práticas, seus romances sempre frustados tanto casamento arranjado que nunca dava certo, e por fim um amor que não conseguiu vive-lo . Portanto de que tanto adiantou seu querido pai passar a mão em suas malinagens ,se acabou sendo um adulto libertino.

    ResponderExcluir
  37. aluno waldemar 2ª fase a nº19
    escrito após a morte por um narrador bras cubas relata sua infansia cresci naturalmente como crescem as magnolias e os gatos mas o proprio narrador nega tal naturalidade numa das tipicas ironias que surgio a respeito de si proprio bras cubas foi um menino matreiro merecedor do apelido de menino do diabo

    ResponderExcluir
  38. Machado de assis alia nesse romance profundidade e sutileza, expondo muitos problemas de nossa sociedade que existem até hoje. Daí o prazer da leitura e a importância de seu texto, pois atualiza, de forma irônica, os processos em que nosso país foi formado, suas contradições e os desmandos que ainda estão presentes.

    ResponderExcluir
  39. Aluna:Francielli Da Silva Lopes
    Segundo Ano Do Ensino Médio "E"

    Brás Cubas se mostra ser uma pessoa muito maquiavélica e que não aproveitou muito a vida, ele não teve uma esposa que o amasse nem deixou filhos pra seguirem seus passos.
    Apesar de ter almejado muitas coisas na vida nunca conseguiu realizar nenhuma de sua idéias.
    o contexto familiar em que cresceu foi que o influênciou a ser a pessoa que ele se torna, egocêntrica,etc.
    Todos os projetos de Brá Cubas falham inclusive o último no qual ele tenta patentear o vento e acaba adoecendo e morre.

    ResponderExcluir
  40. É um narrador que escreve uma história que relata a sua infância bem conturbada e foi isso que resultou ele sendo para as pessoas uma pessoa de mau caráter na sociedade em que ele viveu,foi um menino de uma infância bem conturbada que foi merecida com um apelido;"Menino-Diabo".Quando adulto não conseguiu realizar nada dos seus ideais,ou seja,seus sonhos.

    ResponderExcluir
  41. o resumo da obra memorias postumas de brás cubás e uma leitura com certeza muito enrequicedora brás cuba era um homem não com muito caratér não construiu sua propria familia vivia no mundo de mentiras mas também era um sonhador tinha muitos projetos mas eles nunca deu certo como o de acabar com os males da humanidade já no dia de hoje seria bem dificil.

    ResponderExcluir
  42. A obra conta a história de um homem,cuja a infância foi muito conturbado,e foi isso que influenciou-o a ser uma pessoa mal caráter.
    Conta também que ele teve muitas idéias absurdas que nunca conseguiu executar, Brás Cubas foi um homem muito infeliz, pois não teve mulher e nem filhos que pudessem lhe amar do jeito que ele era.
    Aluno: Ederson De Souza Lima
    Segundo Ano Do Ensino Médio Turma "E"
    Escola Estadual Eldorado

    ResponderExcluir
  43. Henrique Santos 2º ano E

    Al meu ver foi um garoto que simplesmente nasceu em um berço de ouro, tinha todo o apoio de seu pai para suas traquinagens infantis e infames.
    Veio o amadurecer da idade, mas não lhe coube nenhuma responsabilidade de um homem adulto, e por consequência seus planos particulares de crescimento financeiro foram por agua a baixo, consegui no máximo o primeiro cargo que almejava, e sua vida amorosa também foi uma catástrofe, até que então a morte deu um fim a isso tudo.

    ResponderExcluir
  44. Machado de assis fala no seu texto expondo muitos problemas de nossa sociedade que existem até hoje,a seu ver só um remédio milagroso que curaria os males da humanidade.

    Aluno:Wélliton Boscarioli De Moraes. N:33 2°E

    ResponderExcluir
  45. mainara... Esta obra é muito boa ela nos mostra
    um homem malicioso,
    um menino que cresceu sendo defendido
    pelo pai,
    que apronta muito com a ajuda dele.
    em sua juventude se apaixona por marcela.
    Seu pai assustado com seus gastos manda-o para europapra estudar,ele muito pouco se dedica.
    Depois quando ele retorna almeja
    se casar com Virgília,isto com a ajuda de seu pai este não da certo.
    DEPOIS ele é enganado por um amigo,que loga retorna com alguns planos de negócio
    Bras Cubas então aceita,e quando sai de casa para dar vida ao projeto contrai uma pnamunia,e morre.Depois nos narra essa história ja sendo um defunto autor.
    MAINARA SOUZA 2º E.M."E" NOTURNO

    ResponderExcluir
  46. eu entendi que romance contado por um defunto
    que quando era criançaera melanculoso mentiroso.
    que quando criança o seu criamento vai decidir como vc
    vai ser se for criado com mentiras maldades sera uma pessoa maldosa mentirosa e nao tera nada de bao a oferece a quem esta perto ou ao seu redor

    alex segundo e

    ResponderExcluir
  47. Ele era um menino muito inquieto vivia sempre fazendo estripulias era sempre contando com a invariavel proteçao do pai ecom a superproteçao de sua mae seu pai queria que ele estudasse por isso seu pai o manda para Europa para estudar e se formar para se tornar deputado e morre de pneumonia... Oque eu aprendi talvez nao merecemos as coisas da vida,e as coisas que recebemos nao administramos com responsabilidade por isso viva seu presente que o seu futuro a ¨Deus¨ pertence... O QUE É PARA SER MEU TEM QUE SER MEU TÁ ESCRITO NAS ESTRELAS VAI RECLAMAR COM DEUS... Marcelo Doares dos Anjos 2EM¨E¨ escola estadual eldorado.

    ResponderExcluir
  48. É o drama da irremediável tolice humana. São as memórias de um homem igual a tantos outros, o cauto e desfrutador Brás Cubas, que tudo tentou e nada deixou. A vida moral e afetiva é superada pela existência biologicamente satisfeita, e as personagens se acomodam cinicamente ao erro.

    ResponderExcluir
  49. esse romance relata a historia de um defunto que na sua infancia foi um menino traquino, malicioso cheio de marras... em sua juventude se apaixonou pór varias moças mais nao conseguiu nenhuma...seus prejetos nenhum conseguiu realizar mais tentou um ultimo inventou um inplastro contra a hipocondria, mais a morte impediu de realizá-lo....
    E.E 13 de Maio
    aluna: Rosenilda R. Oliveira
    2º Fase "A"

    ResponderExcluir