quarta-feira, 1 de junho de 2011

A leitura abre caminhos para novos conhecimentos

Projeto
Lendo e Aprendendo
Escolas:
Escola Estadual Eldorado
Escola Estadual 13 de Maio
Centro Educacional de Eldorado Mickey

Professora: Sandra Maria de Souza

Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura
Turmas: Alunos do 1º, 2º e 3ºE.M
 Turno: Matutino e Noturno

 Objetivo geral
  Levar os discentes a reconhecerem a importância da leitura para si e em todos os aspectos sociais. Que o processo de ler é necessário para a construção do conhecimento.

Objetivo específico
  Levar os discentes a leitura de romances brasileiros, obras que fazem parte do conhecimento literário e diferentes gêneros textuais.

Metodologia
  1. Leitura individual de romances literários a serem apresentados em cada final de bimestre na sala de aula por meio de seminários de leitura – “Apresentação”;

  1. Análise literária da obra (analisarão todos os tópicos da obra lida – enredo, personagens...) com o auxílio de pesquisa na internet, onde observarão análises de algumas obras e produzirão vídeos da dramatização dos romances lidos;

  1. Leitura coletiva (onde cada discente pesquisará um tipo de texto a sua escolha, lerá na sala e refletiremos a mensagem trazendo para a realidade da vida de cada um, da turma e socialmente);

  1. Leitura Comunitária (os discentes no ambiente escolar farão a apresentação de Leitura para todas as turmas da unidade escolar de acordo com a faixa etária das séries e também para todo o corpo docente);

  1. Dramatização (Teatro). Apresentando a obra mais interessante.
Cronograma
Será contínuo, executado ao longo de todo o ano escolar.

Divulgação
  Este projeto será divulgado para toda a comunidade escolar através da leitura para todas as turmas de discentes e docentes; Apresentação de vídeos gravados sobre a obra lida (onde produzirão uma dramatização onde eles mesmos são os personagens – usarão o data show e computador); Teatro.

Desenvolvimento
  Este projeto está sendo desenvolvido durante os bimestres, com seminários, dramatições dos romances lidos, onde partilham suas experiências, suas vidas e conhecimentos adquiridos durante às leituras. Está sendo edificante.




“Quem não lê, não vê”.
Paulo Bentancur